domingo, 11 de março de 2012

Será o mundo uma ideia?



Para Platão, a essência da realidade é percebida pela razão; isso deu à mente do homem um status semidivino

"A mente humana é mais incrível do que o Universo", disse-me outro dia minha filha adolescente. "Por que?" perguntei. "Ora, tudo começa nas nossas cabeças. Sem nossas mentes, não existiria um Universo."

"Será isso mesmo?", perguntei-me em silêncio. A rixa entre o que é e o que é percebido é tão antiga quanto a filosofia. Tem algo a ver com a pergunta "se uma árvore cai na floresta e ninguém está lá para ouvir, ela faz barulho?" (adaptada aqui). Mas é mais complexa.

Platão tornou explícita a divisão entre o mundo das ideias e o mundo dos sentidos. No seu famoso "Mito da Caverna", imaginou um grupo de prisioneiros acorrentados por toda a vida numa caverna. Podiam apenas olhar para uma parede, onde viam sombras projetadas por um fogo que queimava atrás deles. Com isso, sua percepção da realidade era profundamente distorcida, visto que nunca podiam olhar para os objetos que criavam as sombras. Apenas por meio de seus sentidos, jamais poderiam capturar a verdade sobre o mundo.

Platão usa a alegoria para argumentar que apenas o pensamento puro, livre das distorções da percepção sensorial, pode nos revelar verdades absolutas, imutáveis.

Segundo ele, a essência da realidade só pode ser percebida pela razão. Com isso, deu à mente humana um status semidivino, a ponte por onde chegamos ao absoluto. Para Platão, a essência do real é encapsulada por formas abstratas. Conhecê-las é chegar mais perto da verdade. Por exemplo, todas as mesas têm a forma de mesa, mesmo que os detalhes sejam diferentes. Apenas a ideia de um círculo é um círculo perfeito. Qualquer representação dele será imperfeita.

Dada a sua conexão com a busca pela verdade, não é surpreendente que as ideias de Platão tenham influenciado tanto cientistas quanto teólogos. Se as formas têm estrutura geométrica, a matemática (que estuda suas propriedades) segue em direção à verdade. Se a linguagem da natureza é a matemática, como afirmou Galileu, quanto mais as ciências físicas forem fundamentadas na matemática, mais perto da verdade estarão.

Essas ideias inspiraram alguns dos grandes nomes da ciência, de Copérnico e Kepler à Planck e Einstein. E continuam a fazê-lo, em particular para físicos que trabalham com teorias que tentam explicar toda a estrutura física do Universo, como a teoria das supercordas.

Para teólogos inspirados por Platão, como o genial Nicolau de Cusa, que viveu no século 15, a perfeição existe apenas em Deus. Com essa ideia, Cusa supôs que a Terra não poderia ser o centro do Universo. Cusa também não levava a sério a possibilidade de humanos obterem verdades absolutas. Para ele, elas estão na essência de Deus, que é incompreensível aos humanos.

Se a noção do Deus Geômetra não é mais muito popular, a do Homem Geômetra permanece firme e forte, e está por trás de grandes descobertas científicas e matemáticas.

Sem nossas mentes nada disso seria possível. Imaginamos e compreendemos o Universo com elas. Por outro lado, talvez seja bom levar a sabedoria de Cusa a sério e lembrar que o que criamos e entendemos é expressão de nossa criatividade, tendo pouco ou nada a ver com verdades finais e absolutas.?

2 comentários:

  1. Talvez antes de tudo isso se formar, antes do começo, antes do "big bang", talvez algo mais maravilhoso já existia, talvez já estamos observando a desde o começo ou antes dele, visto que as informações nunca se perdem, pq p/ matéria é difícil retornar ao passado,mas para o mundo espiritual ou (outro universo diferente desse)o ser consciente volta ao passado onde nós estamos, no meio do caos criado pelo universo espiritual, que realmente está no presente real, porque nós mergulhados na matéria de certa forma estamos vivendo no passado. Jesa Nideck

    ResponderExcluir
  2. Digo que estamos vivendo no passado da matéria que ainda é grotesca e sofrerá ainda diversas transformações até ficar num estado que para nossos olhos humanos seria invizível, ela já existe em estado evoluidíssimo no universo espiritual que é o presente real.somos nós os criadores e observadores de tudo, um dia também vamos fazer parte desse futuro ou desse ""universo"" que é o verdadeiro e real, quantas pistas a religiões nos deram, e so conseguimos enterder a antiguidade no pé da letra, pq na verdade esse universo espiritual sempre foi mencionado em várias religiões antigas e novas, pq ignorar tanta conscidencia espalhada por todo o mundo e em todas as épocas? nós somos espíritos antigos para nosso tempo, acumulamos muitas informações, nosso espirito é mais, muito mais que um universo de informações!

    ResponderExcluir