domingo, 9 de outubro de 2005

X ou Y? Mulheres, homens e cromossomos

MARCELO GLEISER
COLUNISTA DA FOLHA

Lembro-me bem, quando no científico (o atual ensino médio), de aprender que a diferença entre os homens e as mulheres está nos cromossomos X e Y: as mulheres têm dois X e os homens têm um X e um Y. Tudo parecia bastante simples no final dos anos 1970. Com os incríveis avanços da pesquisa do genoma humano nos últimos 15 anos, as coisas complicaram um pouco. Os livros usados nas escolas precisam ser revisados.


O gene SRY pode redefinir a orientação sexual e transformar o que seria uma fêmea em um macho


O básico continua o mesmo: o genoma humano tem 46 cromossomos, estruturas em forma de bastonete encontradas no núcleo de cada célula. Os genes residem nos cromossomos e são feitos de DNA. Os cromossomos X e o Y continuam sendo as estruturas responsáveis pela determinação do sexo. O que é novo é como isso ocorre. Em 2003, o cromossomo Y teve sua seqüência de "letras" químicas decodificada em detalhe: sabemos hoje quais e quantos genes ele tem. Sabemos também como o sexo é determinado em seres humanos: por meio de uma espécie de interruptor genético, que determina se um embrião vai virar um macho ou uma fêmea.

Como escreveu H. Allen Orr, da Universidade de Rochester, em resenha do livro "Adam's Curse", do biólogo Bryan Sykes, publicada recentemente no "New York Review of Books", a demora desses avanços se deve à dificuldade em extrapolar a determinação sexual em animais, especialmente os mais populares nos estudos de genética, como a mosca-das-frutas e outros insetos, para seres humanos. Aparentemente, a coisa conosco é bem mais complicada.

Nos anos 1980, cientistas descobriram algo de surpreendente: o sexo de uma pessoa não parecia ser determinado pelos seus cromossomos. Em casos raros, mulheres podem ter um X e um Y e homens dois X! Após o furor inicial, cientistas mostraram que o Y das mulheres com XY tinha uma pequena parte faltando. E que os homens XX tinham uma pequena parte do cromossomo Y, muito pequena para ser vista no microscópio. Ainda mais interessante, a parte do Y que faltava nas mulheres XY e a que aparecia nos homens XX era essencialmente a mesma. Ou seja, o sexo é determinado apenas por parte do cromossomo Y. São os genes nessa parte que definem o sexo do embrião. A questão então era determinar que genes são esses, os genes do sexo.

O mistério foi resolvido nos anos 1990, após uma intensa competição entre vários grupos de pesquisa. Peter Goodfellow e Robin Lovell-Badge, dois cientistas ingleses, localizaram um gene no cromossomo Y que chamaram de SRY, do inglês "Sex Determining Region of the Y chromosome" (região de determinação sexual do cromossomo Y). A prova de seu achado foi feita através de um experimento extremamente dramático. Os cientistas injetaram uma cópia do gene SRY em óvulos de rato, produzindo um espécime macho com dois cromossomos X e o pedaço de SRY. Ou seja, o gene SRY pode redefinir a orientação sexual do animal, transformando o que seria uma fêmea em um macho.

Embora ainda faltem alguns detalhes sobre como opera o SRY, a descoberta dá vazão a vários cenários de ficção científica. Por exemplo, e algumas leitoras (espero que não todas) talvez gostem de ouvir isso, pode-se imaginar um mundo inteiramente controlado por mulheres, que criam seus homens quando bem querem, inserindo cópias de SRY em seus óvulos. Não sei exatamente por que razão, mas o cenário inverso, embora possível, não me parece tão plausível. Talvez a explicação esteja no SRY.

4 comentários:

  1. ótimo blog!! estou seguindo;D

    ResponderExcluir
  2. Meu marido tem cromossomo XX, isto significa que ele 'e esteril? Se o homem com cromossomo xx tem uma parte do cromossomo y seria possivel fazer uma icsi ou outro procedimento para ser pai?

    obrigada.

    Daniela R. L.

    ResponderExcluir
  3. Meu marido tem cromossomo XX, isto significa que ele 'e esteril? Se o homem com cromossomo xx tem uma parte do cromossomo y seria possivel fazer uma icsi ou outro procedimento para ser pai?

    obrigada.

    Daniela R. L.

    ResponderExcluir
  4. Ele nao e esteril
    Ele pode ter filhos, mas se voce for XX, entao, so vao ter meninas, nao vao ter rapazes.
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir