domingo, 24 de janeiro de 2010

Ciência, religião e o Haiti

A realidade é crua: a natureza não precisa de nós


É impossível encontrar palavras para descrever a tragédia no Haiti. De longe, lemos depoimentos e jornais. Assistimos às notícias na TV, chocados em ver uma população inteira em profunda agonia, num estado de total fragilidade e de caos. Crianças perdidas de seus pais (ou órfãs) e milhares de pessoas morrendo de fome e sede.
 
Gangues de jovens -mais de 50% da população tem menos de 18 anos- atacando aqueles que tem algo para comer ou tentando roubar tudo o que podem. Nenhuma água, gasolina ou qualquer forma de comunicação. A vida forçada a parar por completo, um apocalipse real, provocado por forças muito além do nosso controle.

Mesmo que a ciência possa explicar as causas dos terremotos e das erupções vulcânicas, permanece incapaz de prever quando irão ocorrer. Saber a localização das falhas geológicas onde os terremotos ocorrem claramente não é suficiente. Modelos e explicações permanecem especulativos. Por exemplo, existe uma proposta que terremotos tendam a ocorrer quando há um aumento na força das marés, como em torno da época de um eclipse. De fato, um eclipse anular ocorreu três dias após o terremoto do Haiti. Infelizmente, previsões dessa natureza raramente são precisas o suficiente para salvar vidas.

A Terra é um planeta ativo, borbulhando em suas entranhas, com uma crosta formada de placas que tendem a mudar de posição em busca de um maior equilíbrio quando a pressão subterrânea aumenta. Obviamente, fazem isso sem dar a menor importância para a destruição que causam. Cataclismos naturais, como o do Haiti ou o tsunami de 2004 no oceano Índico, que causou em torno de 230 mil mortes, expõe a crua realidade da vida na Terra: precisamos da natureza, mas a natureza não precisa de nós. No nosso desespero, e sem poder prever quando cataclismos dessa natureza irão ocorrer, atribuímos tais eventos a "atos divinos". Nisso, não somos muito diferentes de nossos antepassados, que associavam divindades a quase todos os aspectos e fenômenos do mundo natural.

Talvez a transição do panteísmo ao monoteísmo, sobretudo no ocidente, tenha removido Deus do contato mais direto com os homens, relegando-o a uma presença etérea, distante da realidade do dia-a-dia. Mas muitos continuam atribuindo o que não entendem a "atos divinos", seguindo a receita tradicional do "deus das lacunas": a fé começa onde a ciência termina.

Talvez faça mais sentido associar esses cataclismos a uma indiferença divina. É horripilante testemunhar a crueldade -e até mesmo a estupidez- de certos homens de fé nesses momentos difíceis. Um exemplo é do pastor evangélico americano Pat Robertson, que recentemente atribuiu o terremoto a uma punição divina contra o povo haitiano, que supostamente assinara um pacto com o diabo para conseguir obter sua independência dos franceses. Nossos antepassados nas cavernas teriam concordado.

Dentro do contexto desta coluna, a tragédia provocada pelo tremor no Haiti nos ensina ao menos duas coisas. Primeiro, que a ciência tem limites, e que existe muito sobre o mundo que ainda não sabemos. Porém, não é por isso que devemos atribuir o que não sabemos explicar a atos sobrenaturais. Nossa ignorância deve abrir caminho ao conhecimento e não à superstição. Segundo, aprendemos que a vida -e aqui estamos nos incluindo- é extremamente frágil e deve ser protegida a todo custo. Nosso planeta, apesar de demonstrar fúria ocasionalmente, é nossa única morada viável. Devemos tratá-lo com o respeito que merece.

7 comentários:

  1. Somos iguais ao gorgulho no feijão.
    Jose Flavio

    ResponderExcluir
  2. Esta questão do quanto o equilíbrio na Terra é delicado e o quanto somos prepotentes ao achar que entendemos suficientemente os entrelaçamentos dos elementos vivos e não-vivos na Terra para "dominá-los" é realmente bastante preocupante. Comprovando esta complexidade podemos citar a teoria de Gaia, fiz uma pequena publicação sobre ela no texto:
    http://desnewtoniando.blogspot.com/2009/12/copenhague-reducionismo-x-gaia.html

    A questão do quanto somos na verdade ignorantes relativamente ao mundo que nos certa também é muito interessante. A quem se interesse, por favor, acessem o link:
    http://desnewtoniando.blogspot.com/2010/01/matrix-quantica-ii.html

    Se alguém puder dar uma lida e, por ventura, discutir ou enviar mais informações, agradeço imensamente.

    Abraços,

    Fábio Hideki Kawauchi
    http://www.desnewtoniando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo blog, estou lendo tudo.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Gleiser, estou lendo seu livro e alguns questionamentos surgiram em minha cabeça. Sei que sou totalmente leigo, mas a curiosidade acabou vencendo a vergonha, então lá vai:

    - Foi dito que a luz não fica em repouso (Maxwell), mas também foi dito que a gravidade interfere na mesma. Nesse caso, o que ocorreria se uma lanterna fosse apontada para cima em um planeta cuja aceleração da gravidade seja igual à velocidade da luz?

    - Se na velocidade da luz o tempo tende a parar, o que ocorre com um corpo em total ausência de movimento (ok, sei que o universo está em expansão então esse corpo deve ser meio difícil de conceber, mas é um experimento mental..rs)?

    Muito obrigado pela atenção,

    Victor Nunes

    ResponderExcluir
  5. A religião busca o sentido e a ciência o mecanismo. Concordo que não devemos atribuir sentidos sobrenaturais a eventos que não temos como compreender ainda, no entanto, creio que o próprio mecanismo da natureza muitas vezes traz consigo um sentido implícito. Bem distante dos manuais de verdades absolutas, mas igualmente distante do materialismo mecanicista. A vida é livre - de sua agenda, ela mesmo cuida:

    As lições da evoluçao

    ResponderExcluir
  6. Você é uma pessoa iluminada pela luz da razão. Li vários dos seus livros.
    Você é daquelas raras pessoas que todos gostaríamos de ter por AMIGO, para gastarmos muitos minutos por dia jogando conversa fora, sem compromisso formal, mas repleta de luz, fraternidade humana e conhecimentos.
    Você é dez.... PARABENS
    Sou um dos seus leitores assíduos e fico honrado só de poder escrever em seu blog.

    Arlindo Tavares
    http://filociencialivre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. NÃO DEVEMOS CULPAR A DEUS POR TUDO DE RUIM QUE ACONTECE. DE FATO NOSSA PARTICIPAÇÃO PARA A MAIORIA DAS TRAGÉDIAS CLIMÁTICAS QUE ESTÃO OCORRENDO É MUITO GRANDE. A BIBLIA FALA SOBRE A LEI DA SEMEADURA. TUDO QUE VOCÊ PLANTA VOCÊ VAI COLHER E DEUS POR TAMBEM TER DADO O LIVRE ARBITRIU NÃO PODE NOS IMPEDIR. TENHO CERTEZA QUE DEUS NÃO SE ALEGRA EM VER NENHUM POVO, LINGUA OU NAÇÃO, SOFRENDO POR CAUSA DE SUA PROPIA INGUINORANCIA. POIS ELE DEU SEU FILHO UNIGENITO PARA MORRER POR TODOS. PARA QUE ASSIM PODESSEMOS HOJE CRER E SERMOS SALVOS PELO NOME DE JESUS CRISTO. DEUS AMA A NAÇÃO DO HAITI EU CREIO QUE CADA PESSOA QUE SE DISPOS A AJUDAR ESTA NAÇÃO NESTE MOMENTO TEVE SEU CORAÇÃO TOCADO PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS.
    QUE O ENTENDIMENTO DO AMOR DE CRISTO JESUS INVADA CADA CORAÇÃO, INDEPENDENTE DE COR, RAÇA, LINGUA, OU NAÇÃO!!!
    QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA CONVOSCO.
    PRISCILA VASCONCELOS EM CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir