domingo, 6 de junho de 2010

A volta dos misteriosos neutrinos



Imagine que um sorvete de chocolate se transforme em um de baunilha: há partículas que fazem isso



NA SEMANA PASSADA, manchetes traziam novas dos fantasmagóricos neutrinos. Desta vez, as notícias vinham do experimento chamado Opera, situado na montanha de Gran Sasso, na Itália. Cientistas anunciaram ter presenciado a mutação de um neutrino do tipo múon em outro do tipo tau. Esta afirmação um tanto misteriosa pode abrir uma nova janela para o Universo.

Neutrinos têm uma história cercada de mistério. Sua existência foi prevista pelo físico Wolfgang Pauli em 1930 para solucionar um grave problema: experimentos com núcleos radioativos que emitiam elétrons pareciam ter energia faltando. E nada é mais sagrado em física do que a lei de conservação de energia.

O italiano Enrico Fermi sugeriu o nome de neutrino, "picollo neutrone", para a nova partícula que, segundo a teoria, não deveria ter carga elétrica ou massa. Devido à ausência de carga e massa, não é nada fácil detectar neutrinos. De fato, foram descobertos apenas em 1956, 26 anos após a previsão de Pauli.

Mas as coisas não eram assim tão simples. Entre a década de 1960 e 2000, mais uma vez neutrinos causavam confusão. A estória começa no coração do Sol, onde neutrinos são produzidos em profusão a cada vez que processos nucleares fundem núcleos de hidrogênio (i.e., prótons) em núcleos de hélio. Nossa estrela-mãe é uma gigantesca fábrica de neutrinos. A cada segundo, cada um de nós é bombardeado por trilhões deles. Há muitos modos de perceber nossa relação com o Sol...

O problema era que experimentos projetados para "contar" os neutrinos vindos do Sol achavam apenas um terço deles. Será que as teorias de como o Sol brilha estavam erradas? Ou eram os experimentos? Ray Davis, físico experimental, insistia que tudo estava certo. John Bahcal, teórico, também não via erros em sua teoria. Com o tempo, ficou claro que os experimentos estavam certos. O problema, outra vez, eram os neutrinos e seu comportamento bizarro.

Imagine que o sabor de seu sorvete possa mudar de morango para baunilha ou chocolate. Os neutrinos são assim. Eles vêm em três "sabores": o neutrino do elétron, o do múon e o do tau. Múons e taus são partículas similares ao elétron, mas mais pesadas. O interessante é que essa metamorfose só pode ocorrer se os neutrinos têm massa! Portanto, a razão pela qual Davis achou só um terço dos neutrinos é que, do Sol até aqui, os neutrinos do elétron se transformam nos outros dois. Sua descoberta lhe rendeu um Nobel.

Isso remete ao resultado do Opera. Ao observar a metamorfose de um neutrino do múon a um neutrino do tau, físicos confirmaram que eles têm massa. Isso significa que o Modelo Padrão das partículas, repositório de tudo o que sabemos do mundo subatômico, tem de ser modificado: mais uma vez, neutrinos revelaram uma nova física, além da que conhecemos no momento. Resta saber que nova física será esta.

Com frequência na história, novos instrumentos abrem novas janelas para o cosmo, iluminando um pouco da escuridão que nos cerca.

Tal como as pequenas flutuações de energia detectadas quando neutrinos mudam de tipo, cada nova descoberta nos permite ver um pouco além. A ciência é como uma luz nas trevas, como dizia Carl Sagan.
.
.

7 comentários:

  1. Muitas vezes a ciência parece uma religião, que muda seu caminho a todo momento. Na realidade acho que o cientistas não sabem qual caminho percorrer, e criam teoria em cima de teorias, como estudantes na hora da prova fazendo a escolha entre diversas respostas, cantando:
    Uni duni duni tê, ô ô ô ô
    Salamê minguê, ô ô ô ô
    Sorvete colorê
    Sonho encantado onde está você?

    Na minha modesta opinião a ciência tinha que fazer um outro caminho inverso, juntar um grupo de cientista e reunir todo o conhecimento humano sobre a física é achar um padrão para explicar o mínimo que conhecemos do universo, para depois entender o máximo. Num movimento tipo do PROJETO GENOMA!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, não entendi a crítica. A religião não muda. Até hoje sabemos que moravamos no Paraíso, e fomos expulsos. Depois de algum tempo, que os físicos calculam em 4 milhões de anos, Deus teve que mandar seu filho para ser trucidado, e assim proceder a religação.

    ResponderExcluir
  3. VIVA! à metamorfose dos neutrinos! VIVA! à transfiguração de Cristo!
    Por que tanta insistência em não permitir os mistérios da vida? E porque insistir em opor ciência à religião e não aceitar as facetas da compreensão humana? Capturamos pela ciência o universo racional; reinventamos com arte o universo caótico de múltiplos sentidos. O divino...ah, esse divino mistério revelado pelo amor!
    Poliana M. Oliveira

    ResponderExcluir
  4. "Deus criou o universo e as leis que o governam, cabendo ao homem descobri-las."Descartes. A ciência trata o universo de uma maneira e a religião de outra... mas so através de muita pesquisa esse mistério um dia podera ser revelado. Uma lei não surge de um dia para o outro nem de um ano para o outro, ela tem que passar pela mente de TITANS para se aceita as leis do universo

    ResponderExcluir
  5. Por que mudaram as cores da página? Ficou horrível para ler além de menos atraente. A cor laranja das letras no fundo cinza fica incandescente, e o branco no cinza fica diluído, sem contraste. Desculpem a forma direta de falar.
    Espero, para o bem de todos, que possam considerar minha observação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. A cisão cartesiana penetrou fundo na mente humana nos três séculos após Descartes e levará muito tempo para ser substituída por uma atitude realmente diferente diante do problema da realidade.
    WERNER HEISENBERG

    ResponderExcluir
  7. SABIAS QUE O TAL O SEGREDO DA MENTE ESTÁ LÁ NO PRINCÍPIO.
    O PODER DA MENTE NADA MAIS É QUE, SUGESTIONAMENTO.

    E ESTÁ INTRÍNSECO NA PRÓPRIA PALAVRA

    SUG = SUGERIR SUGESTÃO 1 COM O ENGANO DA PALAVRA = SUGESTÃO

    GEN = GENE GENOMA 2 COM O DNA ADENTROU { ESSAS TRÊS PALAVRAS QUE O DEMÔNIO USOU PARA INTERAGIR COM EVA.}

    CIA = CIÊNCIA 3 COM A CIÊNCIA, DANDO AO HOMEM A PERCEPÇÃO,
    DA NATUREZA, DA MATÉRIA E ENGANADO, COM FALSA IDÉIA DE SER UM DEUS.

    SU GÊN CIA = SUGESTÃO SUGESTIONAR ADENTRAR SÓ COM A PALAVRA SUGERIDA

    QUE PARA O DEMÔNIO ATENTAR A EVA DEMOROU MUITO TEMPO
    E USOU DESTE ARTIFÍCIO;
    ATÉ DESCOBRIR

    QUE
    UMA DAS MANEIRAS QUE PODERIA INTERVIR É

    A CHAMADA SUGESTÃO

    E DAI PODE ENGANAR E ADENTRAR NO SEU D.N.A. E DAR NO QUE É O RESULTADO

    DA HUMANIDADE HOJE.


    AONDE QUERO CHEGAR É O SUGESTIONADO, QUASE COMO UMA HIPNOSE;
    SÓ QUE ACORDADO.

    ESTÁ EM APÓCRIFOS DE PEDRO.

    INTERESSANTÍSSIMO

    ResponderExcluir