domingo, 18 de julho de 2010

O Universo acelerado


Poucos físicos imaginariam uma teoria em que o cosmo é dominado pela energia do espaço vazio


Quando alguém me diz que não existem surpresas em ciência, penso sempre na descoberta da aceleração cósmica. Em 1998, dois grupos de astrônomos pesquisavam supernovas em galáxias distantes. Supernovas, é bom lembrar, são explosões extremamente dramáticas que marcam os momentos finais de estrelas com massas muito altas (as de tipo II) ou as que existem em pares, onde uma absorve a massa da outra (as de tipo I).

As supernovas que interessavam aos astrônomos eram as de tipo I. Essas explosões são todas parecidas, como se fossem o mesmo tipo de fogos de artifício: quando se vê uma se vê todas. Isso permite aos astrônomos determinar distâncias até as estrelas e, portanto, até as galáxias que as abrigam. Supernovas são como marcos cósmicos que podem ser usados para determinar distâncias de milhões de anos-luz.

Ao examinar a luz proveniente das supernovas, ambos os grupos determinaram que as galáxias se afastavam de nós com velocidades bem maiores do que o esperado.

Claro, sabia-se já que o Universo em expansão implica no afastamento das galáxias. Mas até então, este afastamento ocorria com uma velocidade proporcional à distância. O que se observou foi um distanciamento acelerado, bem mais rápido do que o esperado. O Universo, parece, está com pressa de crescer.

Qual poderia ser a causa disso?

Einstein, em 1917, havia mostrado que era possível criar uma aceleração cósmica com a inserção de um termo extra em suas equações que descrevem a geometria do Universo.

Ele não explicou de onde vinha esse termo, que ficou conhecido como "constante cosmológica". Seu efeito, literalmente, é criar uma espécie de repulsão no espaço, que cresce exponencialmente rápido.

Com a física moderna, a origem desse termo ficou mais clara. Segundo a física quântica, que descreve o comportamento de átomos e partículas subatômicas, nada é absolutamente estável: tudo vibra, especialmente as menores partículas de matéria. Dado que o movimento está relacionado com a energia, essa vibração intrínseca implica que não existe uma energia zero: mesmo no espaço vazio existe uma vibração, onde partículas de matéria podem surgir do "nada" e retornar a esse nada como bolhas numa sopa em permanente ebulição. Ou seja, na física moderna, o vácuo não é vazio.

Apesar de ainda não conhecermos a causa da expansão acelerada do Universo, temos um nome para ela: energia escura. Sabemos que ela corresponde à 73% da energia total que preenche o cosmo, sendo portanto sua contribuinte mais importante. Muito mais do que a matéria comum, feita de prótons e elétrons, que contribui em apenas 4%.

Seria realmente fascinante se a energia escura fosse de fato consequência da energia do vácuo: neste caso, o nada determinaria o comportamento do Universo.
Retornando ao tema inicial, antes de 1998 poucos físicos iriam supor que o Universo seria dominado pela energia do vazio ou algo semelhante. A descoberta foi submetida a um escrutínio detalhado, como deve sempre ocorrer em ciência. E tudo indica que a energia escura está aqui para ficar. O que prova que o cosmo é muito mais estranho do que poderíamos imaginar.


5 comentários:

  1. Estava relendo seu livro "O Fim da Terra e do Céu" , onde vc levanta estas mesmas questões. Vejo que neste período de quase dez anos, nossa compreensão a respeito deste assunto se manteve a mesma. Nenhuma nova resposta foi encontrada.
    Eduardo G. Ferreira

    ResponderExcluir
  2. paz, QUERIDO MARCELO, é só isso que nos falta. muita luz a vc, irmão! forte abraço no coração!

    ResponderExcluir
  3. ..Sabe não tenho muito conhecimento sobre fisica quântica aceleração cósmica e etc..,mais sobre essa massa escura citada acho interessante de como no universo o vácuo,o nada, em fim , tem um poder e uma uma função reversa de sua própria nomenclatura.(energia do espaço vazio)que de vazio tem 73%.ou seja cheio.rsrs
    O que talvez seria ótimo observar os seres humanos inertes ao caos por exemplo,ter uma função inversa na sociedade existente alem de somente observa.Coêncidentemente a porcentagem de enegia escura é próxima de seres humanos inertes ao desenvolvimento desordenado e consumista deste nosso atual planeta Terra.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, me chamo Bárbara Lima,tenho 16 anos e estou lendo seu livro "Criação Imperfeita", do qual estou fascinada.Perdoe-me pela informalidade, mas esse é o único meio onde posso me comunicar com você.É importantíssimo o Brasil produzir grandes físicos como você, parabéns.
    Estou no meio da Parte 4 de seu livro e um fato em especial me deixou inquieta mentalmente: o fato de que tudo o que existe existe por causa do desequilíbrio e o fato de que a vida, a matéria existe pra tentar restaurar esse desequilíbrio.Se existimos,estamos em desequilíbrio.Se morremos, estamos em equilíbrio e cooperamos para o equilíbrio do Cosmo.Seguindo essa lógica, quando o Cosmo finalmente voltar a seu estado de equilíbrio, nada mais existirá.Nada mais precisará, nem terá condições de existir.Tudo ficaria eternamente estático e imutável, até alguma forma de desequilíbrio vir a acontecer.
    Mas quando o Universo atingir esse estado de equilíbrio, tudo simplismente parará de funcionar:estrelas e partículas cessaram suas atividades; mas permanecerá no mesmo lugar( pois em equilíbrio,nada se move, ou alguma força ou partícula misteriosa - a mesma que causou a expansão do Universo -,segundos antes de atingir o equilíbrio total, vai impulsionar radicalmente o Universo a sua própria extinção, contraindo-se em sua totalidade(uma espécie de Big Crunch),voltando a como era antes, um ponto em equilíbrio ?O que você acha mais provável ou você não concorda com nenhuma dessas opções?
    Eu realmente acho que a segunda hipótese é a mais provável, porque só existe matéria e energia no Universo devido ao desequilíbrio, em um estado permanente de equilíbrio eles nao teriam motivo nem condições para existir.
    Desculpe pelo tamanho do texto, sei que você é uma pessoa ocupada e que não deve ter tempo pra qualquer um, mas você é o que melhor pode me informar sobre esse assunto, inclusive se meu pensamento está de acordo.Sou uma garota apaixonada por esses assuntos e se você me responder estará muito me ajudando e motivando.Deixo aqui meu e-mail,caso você queire responder por lá.Você decide. barbaralimasbd2010@hotmail.com
    Agradeço a atenção
    Bárbara Lima.

    ResponderExcluir