domingo, 31 de agosto de 2008

Sede humana



Em 2050, serão quase 10 bilhões de pessoas para alimentar

Tudo começou cerca de 10 mil anos atrás, quando os humanos decidiram se agrupar em comunidades fixas numa determinada região. Antes disso, grupos nômades pulavam de ponto a ponto, colhendo frutos e raízes que achavam pelo caminho e caçando animais e peixes para sua subsistência. Acumulando experiência, aprenderam quais vegetais eram comestíveis, quais eram venenosos e quais tratavam doenças. Nessa virada da história, os homens descobriram que era possível acelerar a produtividade da natureza, concentrando árvores frutíferas e vegetais em plantações. Em vez de ir atrás da comida, passaram a viver em torno dela.

Assim foi, por exemplo, na região do Crescente Fértil, no Oriente Médio. Essa transição de comportamento iniciou também o profundo impacto ecológico causado pela presença dos seres humanos na Terra.

Plantações precisam de espaço e de água. Portanto, era necessário preparar a terra, ou seja, cortar vastas áreas florestais ou soterrar o mangue para cultivá-las. Era também necessário redirecionar enormes quantidades de água para suprir as novas plantações.

Com o sucesso da agricultura, o acúmulo de riqueza e o desenvolvimento das primeiras cidades, essas necessidades aumentaram. O equilíbrio dinâmico que havia definido a existência da vida na Terra por bilhões de anos foi irreversivelmente rompido pelo desenvolvimento da civilização humana.

É paradoxal que a atividade que historicamente mais devastou o meio ambiente seja a agricultura. Olhe para as enormes áreas do interior do Brasil e da maioria dos países do mundo com regiões férteis. As florestas originais se foram há centenas de anos, deixando plantações ou, caso estas tenham sido abandonadas, a grama alta dos pastos, a terra sem uma árvore sequer.
Fazer o quê, certo? Afinal, as pessoas precisam se alimentar.

E cada vez somos mais. O aumento da população mundial é assustador. Após atingir o pico em 1987 de 87 milhões de pessoas por ano, chegou até a descer. Em 2002 foi de "apenas" 75 milhões de pessoas, começando a subir novamente em 2007, com 77 milhões de pessoas por ano. Se a tendência continuar, em dez anos teremos mais 800 milhões de pessoas no mundo, todas precisando comer, beber e de combustíveis fósseis ou outras fontes de energia para sobreviver.
Como comparação, estima-se que, no início da civilização, a população aproximada da Terra fosse de 5 milhões, em torno de 25% da população da Grande São Paulo. No ano 1000, cresceu para cerca de 300 milhões.

Em 1900, era de 1,7 bilhão de pessoas.

O enorme aumento de 570% em 900 anos foi devido ao desenvolvimento de tecnologias de produção de alimentos, da medicina e da extração de energia. Hoje, a população é de 6,7 bilhões de pessoas. Ou seja, em 108 anos a população mundial quadruplicou.

As estimativas para 2050 giram em torno de 9,3 bilhões de pessoas. Enorme, mas com taxa de crescimento relativo menor. Mesmo assim, são quase 10 bilhões de pessoas para alimentar e hidratar. Será que podemos continuar a nos fiar na inventividade humana, no desenvolvimento de tecnologias para resolver nossos problemas? (Resolver em parte, dada a enorme quantidade de pessoas famintas e doentes no planeta.)

Os problemas da superpopulação, do aquecimento global, da produção de alimentos e da distribuição de água são os maiores desafios já enfrentados pela humanidade. Podemos ver isso com desespero ou como uma grande oportunidade para nos reinventar.

Prefiro apostar na nossa capacidade de sobrevivência. Não temos muito tempo a perder.

3 comentários:

  1. Marcelo, creio que vale como indicação para esse tema o seguinte texto: http://reinehr.org/ecologia/sustentabilidade/descrescimento-sustentavel-uma-nova-forma-de-pensar-e-evoluir

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,daqui um tempo vamos ter que adotar a regra do país populoso como a china,ter filho único.

    PS: legal seu blog

    ResponderExcluir
  3. Acredito que necessitamos de políticas firmes de "planejamento familiar", e não "controle de natalidade" como na China. É possível que nosso planeta não suporte 10 bilhões de pessoas. É muito recurso para uma espécie só.

    ResponderExcluir