domingo, 10 de outubro de 2010

Prêmios Nobel e o sentido da vida



A ciência atinge patamares mais elevados quando a invenção dos cientistas é motivada pela compaixão

ESSA FOI A semana em que cientistas com aspirações ao Nobel dormem pouco. O telefone pode tocar na calada da noite, e aquela voz com sotaque sueco pode estar do outro lado da linha, dando-lhe os parabéns. Ou, mais provavelmente, pode ser o seu filho com o pneu furado no meio da rua. Tudo bem, tem sempre o ano seguinte.

Neste ano, os prêmios foram bem diversos. Na medicina, ganhou Robert Edwards, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, pelas suas pesquisas pioneiras em fertilização in vitro.

Desde Louise Brown, que nasceu em 1978, são já mais de 4 milhões de bebês de proveta que devem suas vidas à persistência de Edwards. Seu trabalho mostrou que a fusão do óvulo com o espermatozoide é um processo que pode ser controlado.

"Nada é mais especial do que uma criança. Patrick Steptoe e eu fomos muito influenciados pelo desespero de inúmeros casais que não podiam ter filhos. Apesar das dificuldades e dos críticos, lutamos muito por esses casais", disse Edwards.

A ciência atinge seus patamares mais elevados quando a inventividade humana é motivada simplesmente pela compaixão.

Na física, o prêmio foi para Andre Geim e Konstantin Novoselov, ambos russos que trabalham na Universidade de Manchester, também do Reino Unido. Esse, aliás, foi um bom ano para os cientistas britânicos, que estão em meio a ameaças de cortes severos do orçamento destinado à atividade científica.

Eles foram os criadores de um novo tipo de material, o grafeno. Trata-se de uma lâmina extremamente fina de átomos de carbono -com um átomo de espessura- que promete revolucionar a eletrônica.

Um outro feito de Geim foi ter usado campos magnéticos e ímãs para levitar sapos. Quem disse que a física não pode ser divertida?

O grafeno é um material meio mágico: maleável, quase transparente, mas forte como aço. As lâminas de grafeno são excelentes condutoras de calor e de eletricidade, propriedades desejáveis em muitos circuitos elétricos. Em breve, o grafeno poderá integrar telas flexíveis de computador, sensíveis ao toque, e sensores para detectar poluição.

O interessante é como foi descoberto. Partindo de um bloco de grafite, o par usou fita durex para, pacientemente, arrancar essas lâminas ultrafinas de átomos de carbono. Às vezes, revoluções nascem de ideias extremamente simples.

Na química, o prêmio foi divido entre três cientistas que desenvolveram um método para criar cadeias longas e complexas de carbono.

A descoberta realiza, pelo menos em parte, o sonho de muitos químicos de criar uma engenharia molecular onde todo tipo possível de molécula pode ser sintetizada artificialmente. No caso, a invenção dos cientistas ajuda na produção de medicamentos e polímeros diversos.

Esses prêmios celebram a inventividade humana. Quando os comparamos com a recente descoberta de um planeta em torno da estrela Gliese 581, onde pode haver água, vemos a importância da Terra, sua fecundidade e estabilidade, permitindo nossa existência.

Quanto mais aprendemos sobre o Cosmo, mais relevante ficamos. Não por sermos o centro de tudo, mas por existirmos e por podermos refletir sobre quem somos.

7 comentários:

  1. Gostei de ler o resumo sobre a premiação do Nobel desse ano... Obrigado pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sintese do assunto Marcelo.
    Deixa nítido que a ciência que você preconiza é uma ciência fundamentada na compaixão.
    Marcelo deixo uma sugestão para a coluna de domingo. A abordagem da Nutrigenômica ( relação entre oque nos alimentamos e nosso Dna) ea vantagem que iriamos dispor caso,consiguisemos,equacionar nosso metabolismo de forma assertiva apartir de nossa ingesta diária de macro e micro nutrientes .

    Gabriel Patriota.

    ResponderExcluir
  3. "O interessante é como foi descoberto. Partindo de um bloco de grafite, o par usou fita durex para, pacientemente, arrancar essas lâminas ultrafinas de átomos de carbono. Às vezes, revoluções nascem de ideias extremamente simples."

    realmente Gleiser, comico, mas totalmente com sentido, é importante deixarmos de sermos ignorantes e começarmos a sermos brilhantes, tudo se move e a cada dia veremos mais avanços e descobertas magníficas.

    ResponderExcluir
  4. Bebes de proveta num mundo cheio de crianças abandonadas?! Patético... e talvez de ética discutível...

    "O sentido da vida" bom é do Monty Python! :o)

    ResponderExcluir
  5. Olá, "O Coisa"!
    Você por acaso já adotou uum bebê?
    As crianças abondonadas não se devem à ciência, e sim à estupidez humana.
    Já imaginou se proibissem antibióticos na China alegando que lá é superpovoado e deveríamos deixá-los morrer para equilibrar a densidade populacional???

    ResponderExcluir
  6. Não anônimo, não adotei, e criança pra mim só assada com batatas.
    Apenas acho bastante ridículo e antiquado esse mito do "emprenhamento".

    ResponderExcluir
  7. Só uma observação, meio filosofia de miss universo, mas la vai: Espero que eles usem esse planeta para produzir comida para acabar com a fome no mundo!

    Realmente precisamos refletir sobre quem somos, pois só então e não antes poderemos descobrir com quem temos andado.

    Vida Longa e Próspera

    ResponderExcluir