domingo, 14 de março de 2010

Ciência e magia

by Marcelo Gleiser

Esta noite tive um jantar com alguns colegas do departamento de Dartmouth de Religião.Seguiu-se uma conversa interessante sobre a relação entre ciência e magia.Aqui, eu não estou falado de truques de mágica, como coelhos saindo de chapéus ou cartões e moedas, mas a "magia" em um sentido mais sobrenatural.Claro que, à primeira vista, poderíamos pensar que os dois sejam completamente opostos, até mesmo antagônicas.Meu colega Ehud Benor, um estudioso de filosofia e misticismo judeu, fez uma declaração interessante: "a ciência tenta fazer mágica real."Eu tomei isso para mim e comecei a pensar sobre o que ele quis dizer.Em seguida, ocorreu-me que tinha um ponto.
Considere a seguinte lista de feitos mágicos que foram realizados pela ciência (por favor, sinta-se livre para acrescentar):

* Voo: fazemos voar, com máquinas e ou asas anexado.
* Voo espacial: é colocar homens na Lua e ter atingido os confins do nosso sistema solar.
* Vendo o que é invisível para os olhos: através de nossos instrumentos, como vemos o mundo do muito pequeno e muito grande. Vemos também toda a radiação invisível que nos rodeia, infravermelho, ultravioleta, ondas de rádio.
* A comunicação à distância: através do rádio, telefones, telefones celulares, que podem se conectar com pessoas em qualquer lugar do planeta.
* Vendo a distância: com TV e vídeo-telefonando podemos ver além do alcance do olho.
* Luta contra a doença: uma das mais antigas relações entre ciência e magia, a cura do corpo e da mente.
* Destruição: todos sabemos que este.
* Adicione o seu aqui.

A lista é longa. E eu vejo o ponto de Ehud muito claramente. A ciência não faz mágica real. A diferença, claro, é que o poder não emanam de nós directamente, mas através de nossa criatividade e instrumentos. Como tal, a ciência nos torna mágicos através de uma síntese da mente, corpo e ferramentas, em vez de uma equipe encantado para auxiliar no desempenho de truques, temos tecnologia. Como o grande físico Michael Faraday escreveu, nada é tão maravilhoso que não pode ser verdade, contanto que obedece às leis da Natureza.

3 comentários:

  1. "Uma tecnologia suficientemente avançada é indistinguivel de magia."
    A relação entre magia é tecnologia parece ser mais estreita entre os seres incapazes de imaginar os meios que levaram a realização de tal "magia" do que entre os seres que tornaram esta "magia" possivel.
    Uma maquina fotografica digital na Europa medieval concerteza levaria seu proprietario para a fogueira, mas hoje em dia podemos perfeitamente entender como ela funciona. Para mim não parece magia, e para vc ? Mas concerteza para nossos antepassados seriam, e estamos falando de uma diferença de apenas 300 anos. Sabe-se lá qual diferença cronologica e tecnologica pode haver entre nós e seres mais avançados. A ciencia pode fazer magia real, magia irreal e até magica, só depende de quem a vê.

    ResponderExcluir
  2. Como disse o Arthur C. Clarke, a mágica de hoje é a ciência de amanhã.

    Queria dizer a vocês que estarei no Brasil lançando meu novo livro:
    17/3: Casa do Saber no Rio (19hrs)
    18/3: Auditorio da Folha de SP (20hrs) SP
    23/3: Universidade de Brasilia (9hrs)

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre gostei de pensar na relaçao entre ciencia e magia. Mesmo porque penso que tanto na ciencia, quanto na magia, o que temos eh o homem tentando dar sentido a sua existencia diante da natureza que o assombra.

    ResponderExcluir