domingo, 14 de março de 2010

Criação imperfeita




A noção de que a natureza pode ser decifrada pelo reducionismo precisa ser abolida



Desde tempos imemoriais, ao se deparar com a imensa complexidade da natureza, o homem buscou nela padrões repetitivos, algum tipo de ordem. Isso faz muito sentido. Afinal, ao olharmos para os céus, vemos que existem padrões organizados, movimentos periódicos que se repetem, definindo ciclos naturais aos quais estamos profundamente ligados: o nascer e o pôr do Sol, as fases da Lua, as estações do ano, as órbitas planetárias.
Com Pitágoras, 2.500 anos atrás, a busca por uma ordem natural das coisas foi transformada numa busca por uma ordem matemática: os padrões que vemos na natureza refletem a matemática da criação. Cabe ao filósofo desvendar esses padrões, revelando assim os segredos do mundo.
Ademais, como o mundo é obra de um arquiteto universal (não exatamente o Deus judaico-cristão, mas uma divindade criadora mesmo assim), desvendar os segredos do mundo equivale a desvendar a "mente de Deus". Escrevi recentemente sobre como essa metáfora permanece viva ainda hoje e é usada por físicos como Stephen Hawking e muitos outros.
Essa busca por uma ordem matemática da natureza rendeu -e continua a render- muitos frutos. Nada mais justo do que buscar uma ordem oculta que explica a complexidade do mundo. Essa abordagem é o cerne do reducionismo, um método de estudo baseado na ideia de que a compreensão do todo pode ser alcançada através do estudo das suas várias partes.
Os resultados dessa ordem são expressos através de leis, que chamamos de leis da natureza. As leis são a expressão máxima da ordem natural. Na realidade, as coisas não são tão simples. Apesar da sua óbvia utilidade, o reducionismo tem suas limitações. Existem certas questões, ou melhor, certos sistemas, que não podem ser compreendidos a partir de suas partes. O clima é um deles; o funcionamento da mente humana é outro.
Os processos bioquímicos que definem os seres vivos não podem ser compreendidos a partir de leis simples, ou usando que moléculas são formadas de átomos. Essencialmente, em sistemas complexos, o todo não pode ser reduzido às suas partes.
Comportamentos imprevisíveis emergem das inúmeras interações entre os elementos do sistema. Por exemplo, a função de moléculas com muitos átomos, como as proteínas, depende de como elas se "dobram", isto é, de sua configuração espacial. O funcionamento do cérebro não pode ser deduzido a partir do funcionamento de 100 bilhões de neurônios.
Sistemas complexos precisam de leis diferentes, que descrevem comportamentos resultantes da cooperação de muitas partes. A noção de que a natureza é perfeita e pode ser decifrada pela aplicação sistemática do método reducionista precisa ser abolida. Muito mais de acordo com as descobertas da ciência moderna é que devemos adotar uma abordagem múltipla, e que junto ao reducionismo precisamos utilizar outros métodos para lidar com sistemas mais complexos. Claro, tudo ainda dentro dos parâmetros das ciências naturais, mas aceitando que a natureza é imperfeita e que a ordem que tanto procuramos é, na verdade, uma expressão da ordem que buscamos em nós mesmos.
É bom lembrar que a ciência cria modelos que descrevem a realidade; esses modelos não são a realidade, só nossas representações dela. As "verdades" que tanto admiramos são aproximações do que de fato ocorre.
As simetrias jamais são exatas. O surpreendente na natureza não é a sua perfeição, mas o fato de a matéria, após bilhões de anos, ter evoluído a ponto de criar entidades capazes de se questionarem sobre a sua existência.

3 comentários:

  1. Muito bem vindo este novo livro de Marcelo Gleiser. Não se trata de questionar "A Ciência", mas a própria noção que dela temos. Talvez, em nosso mundo fragmentado, onde todas as chamadas "utopias" se desvanesceram, nossa crença numa eventual certeza, num eventual "progresso" sem fim do conhecimento científico tenha se tornado aquilo que mais podemos abominar: um dogma, uma manifestação de obscurantismo. Enfim, a natureza, o mundo, simplesmente "é", e não é aquilo que pensamos que seja. Nesse sentido, a própria noção de "imperfeição" deveria ser questionada. Creio que a compreensão profunda do que isso significa ajudaria tanto os filósofos como os cientistas nessa empreitada sem fim que é a construção do conhecimento.

    Antonio Pedro

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber, se é possivel comprar o livro criação imperfeita, pela internet, se houver, gostaria de saber onde.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de assistir a primeira parte da sua entrevista com a Márcia Peltier. Impressionante a forma clara e sutil como colocou os argumentos;a reação da Márcia ao ter seus conceitos indo por terra... Ao mesmo tempo em que seus argumentos eram expostos, ela se constrangia ao perceber que se dissesse que não acreditava no que estava dizendo você a teria como tola... ela tentou incluir Deus algumas vezes...(aí acredito que não como jornalista mas sim como pessoa; não estou questionando a capacidade dela como tal, mas foi a impressão que tive); a questão das perguntas sem resposta, e de naõ termos que atribuir algo sbrenatural para o que não podemos responder; do espaço de Deus que acaba sendo comprimido... Semana passada disse justamente isso no trabalho para algumas pessoas quando uma estagiária disse que entregava parte do seu auxílio-estágio para o senhor edir macedo. Também tentei ser sutil como você quando citou um estudioso, o qual não lembro o nome, que entrou numa cruzada contra a religião. O que tento é jusamentre aproximar as pessoas do conhecimento, da razão... Muito bom!

    ResponderExcluir